Quen vai estar?

Maria Rouco

Maria Rouco nasceu e estudou em Nelas, Viseu mas a sua infância foi vivida com inesquecíveis férias grandes na Beira Baixa e no Alentejo, em casa das Avós e Tias. Brincou muito na rua, com os irmãos e amigos, e à noite ouviam estórias.
Foi uma professora feliz até 2011.
Sempre gostou de aprender mas dedicou as suas melhores energias a ter uma família grande e unida. Ainda teve tempo para fazer teatro e programas de rádio, escrever para jornais, estudar literatura e conviver com amigos. Agora também faz cerâmica, aprende canto e começou a costurar.
Como narradora oral estreou em 2012 e tem contado em Portugal, Angola, Macau, Colômbia e Espanha, em escolas, bibliotecas, associações. Recebeu formação variada, mantém o espírito aberto e o olhar atento. O interesse pela importância pedagógica da utilização da narração oral em contextos escolares proporcionou uma investigação desenvolvida ao longo de quatro anos letivos que tenciona ampliar e que tem sido tema de palestras em várias Instituições de formação.
Faz parte de Contos na Eira, um coletivo de contadores que se dedica a pesquisar contos, cantigas, adivinhas e preces tradicionais portuguesas e a recriar os ambientes rurais de há cem anos. Tem um repertório de contos tradicionais, de autor e livros de imagens inéditos, da autoria de Randolfo Saint-Clair.